terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Museu ecologicamente correto


Museu ArtScience.
 Em fevereiro deste ano teremos um novo museu inteiramente sustentável.
É o caso do ArtScience, construído no Resort Marina Bay Sands, em Cingapura. Projetado pelo arquiteto Moshie Safadie, conhecido por trabalhar com design verde. O museu possui uma forma de flor de lótus que é capaz de coletar água de chuva, além de funcionar como um captador de luz solar para o uso interno. Essa água coletada é filtrada e direcionada para o uso nos sanitários. O objetivo dos criadores é, além de atrair turistas, ensinar a população sobre crescimento sustentável.
Existem, também, outros museus com iniciativas sustentáveis, como o California Academy of Science e o Museu Dali (ambos nos EUA).

Vista de helicóptero do ArtScience, Cingapura.
Ótima idéia e super viável, o gasto é maior durante a construção, mas depois a economia de água e energia é evidente, além de ajudar a preservar os recursos naturais. O bom seria se todos começassem a pensar em utilizar a água da chuva e a energia solar, são alternativas simples e de fácil instalação.
Segundo um fabricante de coletores solares, apenas um metro quadrado de coletor instalado economiza durante um ano 215 quilos de lenha, 66 litros de diesel, 55 quilos de gás, inundação de 56 m² de terras para construção de hidrelétricas e a construção de novas usinas nucleares.
Se você tem vários parentes, pense em quanto apenas a sua família pode economizar de todos esses recursos se você incentivá-los a mudar e cobrá-los essa mudança de postura.
Fica ai a idéia!
Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário