domingo, 6 de fevereiro de 2011

O isopor é reciclável!?

O isopor, nome comercial do poliestireno expandido (EPS), é um material extremamente usado nos dias de hoje e nenhuma casa está livre dele. Sua composição é basicamente de gases (97%) e feita a partir de um derivado de petróleo, é inodoro, reciclável, não poluente e fisicamente estável. O que quase ninguém sabe é que o isopor é 100% reciclável, fato que acaba por relegar matéria-prima preciosa ao lixo comum.
Uma pesquisa realizada por uma empresa de embalagens mostrou que apenas 7% dos brasileiros sabem que o isopor pode ser totalmente reciclado, logicamente, 93% não sabem e separam o isopor incorretamente, junto com lixos orgânicos.
Como o material acaba indo parar no lixo comum, ele segue para os aterros e lixões. Mesmo não poluindo o meio ambiente, ele dificulta a decomposição de outros materiais biodegradáveis e impede a penetração de água no solo. Além de reduzir a vida útil dos aterros e lixões pelo seu grande volume.
Se separarmos o isopor corretamente e destiná-lo para reciclagem, ele pode ser transformado em outros materiais plásticos ou compostos, que originarão solas de sapato, vasos de plantas, gabinete de TV, régua escolar, entre vários outros produtos. Além de poder ser usado na construção civil, agregado a outros materiais, produzindo um tijolo leve poroso, argamassa e até concreto leve. Sempre sendo aproveitado em partes da construção que não exija materiais de alta resistência. 
O maior problema relacionado ao isopor é mostrar, para as pessoas, que ele é reciclável e que pode ser destinado juntamente aos plásticos. Isso tem que mudar, vamos reciclá-lo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário